quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Zona de Risco

Gongdong gyeongbi guyeok aka “Joint Security Area JSA” / Chan-Wook Park / 2000 / Coréia do Sul

Com: Yeong-ae Lee, Byung-hun Lee, Kang-ho Song, Tae-woo Kim, Ha-kyun Shin.

Na fronteira que separa a Coréia do Norte da do Sul, dois soldados da Corea do Norte foram mortos, supostamente por um soldado da Corea do Sul. As 11 balas encontradas no seu corpo além das 5 balas que sobraram somam 16 balas para uma arma que normalmente contém 15 balas. A investigação da equipe Suiça/Sueca da fronteira neutra suspeita que outra parte desconhecida possa estar envolvida - tudo faz parer indicar um plano para encobrir algo. A verdade é mais simples do que se pode imaginar e muito mais trágica.

Somente ano passdo comecei a ver com mais frequência o cinema oriental, e a qualidade deste o fazem hoje um dos meus preferidos. Dentre seus vários diretores de grande compentêcia, um dos que gosto mais é Chan-Wook Park, responsável pelos excelentes “Sympathy for Mr. Vengeance” e “Sympathy for Lady Vengeance” e da obra-prima “Oldboy”.
“Zona de Risco” é um trabalho de Park anterior à trilogia da vingança, mais precisamente de 2000, mas que só agora chega comercialmente ao Brasil. E é mais um filme excepcional do diretor, que conta uma estória ambientada na fronteira que separa a Coréia do Norte da Coréia do Sul (a tal zona de risco), onde dois soldados de lados opostos da disputa acabam fazendo amizade. O ótimo roteiro (escrito po Park) mostra a crueldade que essas pessoas são impostas, já que são obrigadas a escolher um dos lados. Porém a ação não é um aspecto forte do filme, que contando com uma estética perfeita. Conseguindo, apesar da tensão do local, passar uma mensagem de paz e tolerância tão em falta ainda hoje. Park se mantém neutro e nos faz um questionamento quanto à existência de uma verdadeira razão para os conflitos. Altamente recomendado junto aos outro filmes dele.

Avaliação:

2 comentários:

Dewonny disse...

Tbm gostei, no início ocorre um certo incômodo com tudo aquilo que nos é jogado, digo isso, pois não conheço os problemas políticos de ambos países envolvidos, mas depois o filme vai se desenvolvendo com ótimos diálogos, onde tudo passa a fazer sentido e vamos entendendo a ituação formada até o ápice final, temos boas doses de iolência com um tom realista, levando-nos para um esfecho nenhum pouco mirabolante surpreendente como "Old Boy", mas muito bem feito e solucionado, um filme que merece ser descoberto.

Alípio França disse...

Filmaço mesmo. Valeu muito atender a sua indicação