domingo, 7 de janeiro de 2007

O Mundo de Andy

Man on the Moon / Milos Forman / 1999

Cinebiografia de Andy Kaufman (Jim Carrey), considerado o mais excêntrico, inovador e enigmático comediante de seu tempo. Um mestre em provocar o público, Kaufman podia gerar gargalhadas, um silêncio sepulcral, lágrimas ou até mesmo brigas, o que lhe valeu a fama de gênio da comédia americana.

Andy Kaufman conseguiu ser um dos comediantes de certo sucesso, mais sem-graça que existiu, pois era acima de tudo original. Tinha uma personalidade que ultrapassava a excentricidade de chocar a sociedade da época com seus números bizarros, como praticar luta livre somente contra mulheres, ou ao ser ovacionado para fazer seu personagem de um sitcom que ele detestava, pegar um livro e lê-lo para o público até o final. Enfim, era um artista medíocre que por se considerar gênio conseguiu chocar e ser notado.
E Jim Carrey (que muitos detestam, mas eu gosto) consegue retratar com maestria toda essa personalidade extravagante de Kaufman, encarnando literalmente seu personagem. Interpretação essa, considerada perfeita por quem viu o verdadeiro Andy Kaufman em ação. Pelo menos uma indicação ao Oscar seria merecida.
Sei que muitos vão discordar, mas considero esse filme do Forman quase no mesmo nível dos excelentes "Um Estranho no Ninho" e "O Povo Contra Larry Flynt", e talvez até um pouco mais divertido. O impressionante diretor Tcheco faz de uma cinebiografia de alguém já pouco lembrado hoje, um grande filme. Muito mais engraçado e perfeito que o próprio Andy Kaufman considerava ser.

Avaliação:

Um comentário:

Dewonny disse...

Esse já faz um tempinho q vi, teria q rever pra avaliar, mas lembro de ter gostado, prefiro o Jim Carrey em comédias, mas em dramas ele tbm manda bem.