quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Memórias de um Assassino

Salinui chueok aka "Memories of a Murder" / Joon-ho Bong / 2003 / Coréia do Sul

Com: Kang-ho Song, Sang-kyung Kim, Roe-ha Kim, Jae-ho Song, Hie-bong Byeon, Seo-hie Ko, No-shik Park, Hae-il Park, Jong-ryol Choi.

Baseado em uma fantástica história real, "Memórias de um Assassino" se passa na província de Gynnggi, na Coréia do Sul, onde o corpo de uma jovem brutalmente assassinada é achada pela polícia. Dois meses depois, em outro lugar, a brutalidade se repete. Em um local onde isso nunca havia acontecido, os tiras se deparam com crimes cometidos por um assassino em série. Começa então uma desastrosa investigação liderada pelo detetive Park Du-Man.

O filme relata o surgimento do primeiro serial killer “oficial” da Coréia do Sul, que apareceu em plena ditadura militar e que assolou o país no final dos anos 80. O Diretor insere de forma magnífica a trama em meio à delicada situação política vivida no país, que ainda mergulhado numa ditadura, mantém sua força policial detendo as várias manifestações contra o regime que acontecem nas grandes cidades. Começando com o assassino que ataca em pleno toque de recolher de uma cidadezinha na zona rural, terminando com o despreparo e a truculência da polícia local, que mostra estar inserida na mentalidade dessas pessoas a opressão pela força. Os aspectos técnicos são também de grande qualidade, desde a trilha sonora até a bela fotografia, que mostra as paisagens dessa cidade coreana de forma elegante e fascinante, principalmente as enormes plantações de arroz.
Enfim, é um filme policial para se apreciar mais de uma vez, que felizmente não conta com aquele manjado esquema de parceiros, que se odeiam no começo e acabam salvando a vida um do outro no final para virarem grandes amigos. Aqui eles são apenas pessoas comuns que buscam solucionar um crime, lutando contra suas próprias limitações e falta de preparo. Em “Memórias...” nenhuma solução é fácil, comprovado pelo final nem um pouco convencional e que me deixou atordoado e refletindo até muito tempo depois de assisti-lo.

Avaliação:

Um comentário:

Gustavo disse...

Eu esperava mais do filme.Não que ele seja ruim, mas achei que tudo ia girar em torno de quem era o assassino,do pq ele matava e tal, e não sobre o dramático despreparo da polícia sul-coreana (que me rendeu boas risadas).
nota 6

Abs!