quinta-feira, 10 de maio de 2007

Os Últimos Passos de Um Homem

Dead Man Walking / de Tim Robbins / EUA / 1995
Com: Susan Sarandon (Freira Helen Prejean), Sean Penn (Matthew Poncelet), Robert Prosky (Hilton Barber), Raymond J. Barry (Earl Delacroix), R. Lee Ermey (Clyde Percy), Celia Weston (Mary Beth Percy), Lois Smith (Mãe de Helen), Scott Wilson (Chaplain Farley), Roberta Maxwell (Lucille Poncelet), Margo Martindale (Freira Colleen), Barton Heyman (Capitão Beliveau), Steve Boles (Sargento Neal Trapp), Nesbitt Blaisdell (Warden Hartman), Ray Aranha (Luis Montoya), Jack Black (Craig Poncelet), Jon Abrahams (Sonny Poncelet), Helen Prejean, Peter Sarsgaard.

Em Louisiana, uma freira católica (Susan Sarandon) passa a ser a guia espiritual e a lutar pela vida de um homem (Sean Penn) que espera ser executado a qualquer momento, por ter assassinado dois adolescentes, sendo que uma das vítimas foi uma jovem que foi estuprada antes de morrer.

Um de meus atores preferidos, Tim Robbins, se sai muito bem na direção desse drama. Ele conduz o filme muito bem e consegue expor os dois lados de um crime terrível. Primeiro o drama irreparável das famílias das vítimas que querem o mínimo de justiça, mesmo que isso não amenize a dor da perda. Do outro lado está o acusado, que também tem seus medos, remorsos e culpas. E a partir do momento que Robbins não toma partido de nenhum lado, apenas os expõem em suas diversas faces, o filme ganha muito crédito.
As atuações de Susan Sarandon e Sean Penn dão toda a vida ao filme. Pra mim esta e uma das melhores interpretações dela, o que baseado em sua bela carreira não é pouco. Ele não fica atrás consegue passar todo o tormento pelo qual seu personagem vive, de alguém que passa de um simples ser humano para um monstro abominado pela maioria.
Os Últimos Passos de Um Homem consegue fazer no mínimo refletir sob a pena de morte, com uma seqüência final de arrepiar. Emocionante.
Avaliação:

Um comentário:

Dewonny disse...

Excelente drama, q faz um tempão q assisti, muito bem dirigido e com ótimas atuações, Sarandon é mulher de Tim Robbins na vida real, tbm acho esse o melhor filme dela, e Sean Penn dispensa comentários, um baita ator, no fim, um filme pra se refletir..nota 9.0..