quinta-feira, 17 de maio de 2007

Audition

Ôdishon / de Takashi Miike / Japão / 1999
---
Com: Ryo Ishibashi (as Shigeharu Aoyama), Eihi Shiina (as Asami Yamazaki), Tetsu Sawaki (as Shigehiko Aoyama), Jun Kunimura (as Yasuhisa Yoshikawa), Renji Ishibashi (as Old man in wheelchair), Miyuki Matsuda (as Ryoko Aoyama), Toshie Negishi (as Rie), Ren Osugi (as Shimada), Shigeru Saiki (as Toastmaster), Ken Mitsuishi (as Director), Yuriko Hirooka (as Michiyo Yanagida), Fumiyo Kohinata (as TV station presenter), Misato Nakamura (as Misuzu Takagi), Yuuto Arima (as Shigehiko as a child), Ayaka Izumi (as Asami as a child).
---
Após 6 anos de falecimento de sua esposa, homem com o apoio do filhe revolve que é hora de casar novamente. Para conseguir uma noiva, seu melhor amigo que é dono de uma produtora de filmes, faz uma falsa audição para que Shigeharu Aoyama conhece futuras pretendentes.
A lentidão dos primeiros 90 minutos de projeção serve, para nos aproximar dos personagens e fazer com que nos importamos com eles. A relação pai e filho e de romance (como não sucumbir ao pedido de uma linda e frágil pessoa que quer somente ser amada?) é uma armadilha que Miike faz para nos cativar. E depois ele simplesmente nos introduz a perturbadora meia hora final.
E como é bom ver num filme uma transição entre climas tão divergentes de uma forma tão perfeita, bem ao estilo oriental, sem manjadas forçadas de barra. Ele passa do ameno quase romântico para o terror mais puro e trágico.
Avaliação:

Um comentário:

Dewonny disse...

Tbm comentei no meu, e achei bem bom, adorei, um filme q tem uma atmosfera morna da primeira parte que prepara o espectador para o q vem de pesado e cruel na meia-hora final. Já q gostou, recomendo a ver outro filme de Miike: "Uma Chamada Perdida", esse é excelente e assustador, o melhor dos 3 q vi dele..abs!!