terça-feira, 15 de maio de 2007

Aguirre, a Cólera dos Deuses

Aguirre, der Zorn Gottes / de Werner Herzog / EUA / 1977

Com: Klaus Kinski, Cecilia Rivera, Ruy Guerra, Helena Rojo, Del Negro, Peter Berling, Daniel Zacapa.

Algumas décadas após a destruição do Império Inca, o explorador Gonzalo Pizarro envia uma expedição para uma arriscada missão, encontrar e tomar posse do tão sonhado e enigmático "El Dorado", um lugar cheio de ouro e riqueza. Deixando as montanhas do Peru, os conquistadores rumam em direção ao rio Amazonas, e logo começam a enfrentar os perigos e dificuldades da traiçoeira selva. Além disso, obcecado e louco por riqueza e poder, Don Lope de Aguirre (Klaus Kinski) passa a liderar o grupo. E, em meio a sua total insanidade, parte com a expedição de conquistadores para uma bizarra jornada rumo ao desconhecido.

O que esperar de um filme feito no meio da Amazônia, com os mínimos recursos e somente com uma câmera na mão? Se esse filme for de Werner Herzog pode esperar tudo. Aguirre é resumidamente um mistura interminável de sentimentos, o que em muito é devida a atuação sempre no limite de Klaus Kinski, que com seu olhar e atitudes sempre à beira da loucura conduz o filme à uma jornada ao desconhecido, para acima de tudo saciar sua ganância.
Desde a magnífica abertura sem cortes, que consegue mostrar as montanhas peruanas de um modo assustador, até o solitário e intenso final, o diretor mostra como se faz um filme grandioso em meio ao caos.

*Obs: O filme conta no elenco com a participação do cineastra brasileiro Ruy Guerra.
Avaliação:

Um comentário:

jai disse...

Hi there,

Offer: link exchange

- Free word/picture (small picture/pixel) advertising of your blog
- Gain rangking/rating
- Increase traffic to your blog
- Win-win situation

menarique

Link Exchange