quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Rocky Balboa

Rocky Balboa / Sylvester Stallone / 2006 / EUA

Com: Sylvester Stallone, Burt Young, Milo Ventimiglia, Geraldine Hughes, James Francis Kelly III, Tony Burton, A.J. Benza, Henry G. Sanders, Antonio Tarver, Pedro Lovell, Ana Gerena, Angela Boyd, Louis Giansante, Carter Mitchell, Vinod Kumar, Robert Michael Kelly, Mike Tyson, LeRoy Neiman, Lou DiBella.

No novo filme, Rocky (Sylvester Stallone) é dono de um restaurante no sul da Filadélfia, a vizinhança na qual ele cresceu. Lá passa seus dias tirando fotos com antigos fãs do esporte, que querem saber histórias dos "bons tempos" das lutas com Apollo Creed. Seu filho, Robert Jr. (Milo Ventimiglia), trabalha para uma grande corporação e não tem tempo para o pai. É essa a realidade do esquecido Rocky, algo que ele tentará mudar ao aceitar o desafio da mídia para encarar o supercampeão Mason Dixon (Antonio Tarver).

Muitos podem dizer que Rocky Balboa é apenas mais uma tentativa de Silvester Stallone reerguer sua carreira. E se isso for verdade, o objetivo pode ser considerado como alcançado, pois pra mim o sexto filme da franquia é o melhor desde o lançamento do precursor, há mais de 30 anos.
Satallone consegue agora retomar o tom intimista de seu primeiro filme, e inspira a trama de “Rocky Balboa” na história verdadeira do boxeador George Foreman, que voltou a lutar aos 50 anos porque não conseguia ficar longe dos ringues. E o filme no geral é de uma simplicidade muito agradável, não caindo muito no melodrama e muito menos nas cenas de ação, que na verdade são bem moderadas. Para deleite dos fãs, todos os ambientes físicos e aspectos que caracterizam a vida de Rocky estão presentes, incluindo a eternizada corrida nas escadarias durante o treinamento do lutador. Ponto alto também para a caracterização do herói, que aparece com um rosto surrado e que não esconde nem sua idade nem o sofrimento que passou para atingir o status de ídolo.
Os pontos baixos do longa ficam por conta de alguns diálogos fracos e pela primeira meia hora do filme que é meio arrastada. Porém, nada que estrague muito esse belo encerramento (assim espero) da saga de Rocky Balboa.
Avaliação:

3 comentários:

Gustavo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gustavo disse...

Não sou muito fã dessa saga, não por achar os filmes necessariamente ruins, mas por não gostar de boxe e achar os filmes previsíveis demais...

Dewonny disse...

Quase durmo na primeira hora monótona do filme, mas no fim as coisas terminam bem, de forma digna e honrosa essa saga do herói. abs!