quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

A Grande Família – O Filme

A Grande Família – O Filme / Maurício Farias / Brasil / 2007

Com: Marco Nanini (Lineu); Marieta Severo (Nenê); Pedro Cardoso (Agostinho); Guta Stresser (Bebel); Andréa Beltrão (Marilda); Lúcio Mauro Filho (Tuco); Paulo Betti (Carlinhos); Tonico Pereira (Mendonça); Marcos Oliveira (Beiçola); Dira Paes (Marina).

Ao retornar do enterro de um colega de repartição, Lineu (Marco Nanini) se sente mal e vai ao médico, de onde sai com a certeza quase absoluta de que morrerá em breve. Deprimido, ele esconde a situação da família e desiste de ir ao tradicional baile onde começou a namorar Nenê (Marieta Severo). Sem entender o que está acontecendo, Nenê decide provocar o marido e convida um ex-namorado, Carlinhos (Paulo Betti), para o baile. A chegada de Carlinhos atiça Agostinho (Pedro Cardoso) e Tuco (Lúcio Mauro Filho), que buscam algum meio de aproveitar dele, além de atrair a atenção de Marilda (Andréa Beltrão), que deseja conquistá-lo.

O maior problema de “A Grande Família – O Filme” reside no fato de ser uma comédia que tem poucos momentos engraçados, e a maioria desses momentos acontecem por causa da grande competência de Pedro Cardoso, que mesmo com um roteiro pra lá de ruim, consegue sempre se sobrepor. E o roteiro de “A Grande Família – O Filme” é igual ou pior ao de um episódio da série. Um não, mas três episódios, já que a estória que mal se sustentaria em 30 minutos na TV é repetida por intermináveis 3 vezes no filme.
O longa acompanha a reação de Lineu, ao descobrir que pode morrer logo, de três maneiras diferentes. O que acaba cansando logo, já que sem um roteiro consistente o filme tem que se sustentar pelas piadas e pelas atuações. As piadas boas são bem raras e apesar da maioria do elenco ser de primeiro nível, acabam sucumbindo, alguns aos papéis secundários e outros aos textos sem nenhuma criatividade.

Avaliação:

Nenhum comentário: