domingo, 4 de fevereiro de 2007

O Gosto da Vingança

Dalkomhan insaeng aka "A Bittersweet Life" / Kim Ji-woon / 2005

Com: Lee Byung-hun, Kim Yeong-cheol, Lee Gi-yeong, Oh Dal-su, Shin Min-a.

Sun-woo é o homem de confiança de Kang, um poderoso chefão da máfia. Sua nova missão é vigiar a jovem namorada de Kang para descobrir se ela tem um amante e, se confirmado, assassinar o casal. Quando ele finalmente encontra a garota com outro homem, ao invés de matá-los, Sun-woo resolve ajudar os dois a fugir do mafioso, em uma atitude inesperada e incoerente com sua reputação de assassino frio que desencadeia uma série de atos entre ele e seu chefe.

O diretor da obra-prima "A Tale of Two Sisters" faz dessa vez um filme de ação com toques dramáticos. E ele usa todos os argumentos comuns ao gênero aqui, porém a forma como são usados os inúmeros clichês tornam o resultado final muito bom. Sun-woo, um segurança de um mafioso, é retratado como um personagem que apesar de não demonstrar fraquezas físicas, é uma pessoa só e triste, mesmo que o próprio não pareça ter a noção disso. O fato que deixa isso explícito é quando Sun-woo fica sozinho no seu apartamento olhando para o teto, demonstrando ali toda a sua fragilidade, que obviamente não mostra aos seus adversários.
O filme começa até de certo modo um pouco lento. E quando Sun-woo é designado por seu chefe para descobrir se sua nova namorada está saindo com outra pessoa, é que começa a pancadaria. Uma cena fantástica me remeteu diretamente ao fodástico "Oldboy", onde o protagonista é obrigado a brigar com várias pessoas, e a realidade da mesma realmente é impressionante. Oscilando entre a lentidão das partes que mostram todo o mundo vazio de Sun-woo e as cenas de ação de quando o mesmo tem que salvar a sua pele, o filme vai se encaminhando para uma resolução que pode não ser das mais surpreendentes, mas que certamente deixa uma ou outra dúvida no ar. E o resultado final, apesar de não ficar entre os melhores filmes coreanos que vi, foi muito bom.

Avaliação:

3 comentários:

Gustavo disse...

Parece interessante...mas de todos os coreanos, ainda preciso criar ''coragem'' e ver o ''Medo'' (A Tale...) rs.

Dewonny disse...

E aeeee, meus parabéns, agora fiquei orgulhoso de vc ter visto esse filme, grande Fabiano..hehe..abs!!!

Fabiano Augusto disse...

Filmão mesmo Diego, valeu pela recomendação. Tente conseguir ver o quanto antes "Memórias de um Assassino".
Veja mesmo Gustavo, "A Tale..." (que título nacional medonho hein?) é muito mais que um filme de terror/suspense, é arte pura.
Abs.