sexta-feira, 27 de junho de 2008

Abismo do Medo

Abismo do Medo (The Descent / Neil Marshall / 2005)

Pequenos spoilers.

O universo das mulheres por si só já é um tema interessantíssimo nas mãos de um Diretor hábil. Agora imagine o mote das amigas que se reúnem para consolar uma delas que acabou de passar por uma tragédia familiar, e para isso resolvem explorar uma caverna praticamente desconhecida onde vivem criaturas assustadoras. Marshall lida com isso muito bem e cria um ótimo terror claustrofóbico, angustiante e urgente. Ele ainda consegue desenvolver bem os personagens. A relação das garotas estremece aos poucos e mostra que mulheres em situações extremas podem ser tão perigosas quanto o desconhecido, chegando ao ponto da ironia da inversão de papéis onde elas de pessoas inteligentes, bonitas e independentes são obrigadas a se transformarem quase que em homens das cavernas.
A fotografia escura e a edição rápida, que apesar de atrapalhar um pouco o entendimento de certas cenas, dão o tom tenso do filme.
E ainda bem que não veio pra cá o final certinho americano.

Nota:

Um comentário:

Alípio França disse...

Fala sumido!
Realmente, 'The Descent' é ótimo e ha uns sustos ali sinistríssimos. E concordo contigo, o final que passou aqui é muuuuito melhor.