quarta-feira, 25 de março de 2009

Janeiro / 2009

1- Quem Vai Ficar com Mary? (There's Something About Mary / Bobby Farrelly e Peter Farrelly / 1998)
2- Superbad - É Hoje (Superbad / Greg Mottola / 2007)
3- Gomorra (Gomorrah / Matteo Garrone / 2008)
O indicado italiano para o Oscar é bem competente. Garrone narra de forma bem realista e sem clichês a forma de agir da máfia italiana em Nápoles. O filme vai delineando de maneira seca as ramificações do crime organizado, com destaque para o entregador de dinheiro às famílias de mafiosos mortos em serviço, que acredita estar fora da "guerra", para a dupla que se ilude com o poder e quer comandar o tráfico, e a influência do crime na vida dos moradores dos arredores da cidade. Recomendado, apesar de certa falta de fluidez em muitos momentos.
4- Cadáveres 2 (The Morgue / Halder Gomes, Gerson Sanginitto / 2008)
5- Tenebre (Tenebre / Dario Argento / 1982)
6- Marley e Eu (Marley & Me / David Frankel / 2008)
O que começa como uma comédia leve e bobinha, vai no decorrer da estória se mostrando com um pouco mais de conteúdo. Marley (o pior cachorro do mundo) acompanha todo o crescimento do casal de protagonista como família, como suas frustrações e sucessos em seus trablalhos, brigas e reconcilhações amororsas e filhos. O diretor não cai no drama fácil, e tem como grande aliada Jennifer Aniston, que emprega uma atuação bem convincente. Já o ponto fraco fica por conta do Owen Wilson que até se sai bem nas partes mais engraçadas do filme, mas fica devendo quando tenta acompanhar a atuação dramática da eterna Rachel.
7- Incrível Hulk; O (The Incredible Hulk / Louis Leterrier / 2008)
Bem mais raso que o filme do Ang Lee, o novo filme do monstrengo verde aposta quase que somente nas cenas de ação que até que são legais. Mas o problema do filme é que ele fica somente nisso. Norton até que consegue dar certo drama ao personagem, mas a filha do Aerosmith torna sua persagem totalmente insossa. Deu saudades de Jennifer Connelly, tanto na atuação como na beleza.
8- Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness / Fernando Meirelles / 2008)
9- Troca; A (The Changeling / Clint Eastwood / 2008)
O trailer desse novo filme do Eastwood desagradou em dois aspectos: primeiro a presença da Angelina Jolie, que não me atrai em qualquer filme que ela fique com muita roupa; e segundo o excesso de carga melodramática que as cenas com a Sra Pitt mostraram.
Mas o filme é bem bom, pelo menos nos dois primeiros atos. Eastwood, como de costume, faz uma direção bem limpa e com poucos sobressaltos, favorecendo sempre a história que é contada. Nesse, a de uma mãe (Jolie) que depois de alguns meses de sumiço de seu filho, recebe da polícia um menino que ela jura que não é seu rebento. A partir daí, o filme foca no drama da mãe que quer encontrar seu verdadeiro filho contra a já desacreditada polícia de Los Angeles, que quer provar que resgatou a criança certa e que a mãe é que está errada. Ressalto o excelente primeiro ato do filme onde a fotografia pálida dá muita veracidade à época que a trama se desenrola, e a condução da narrativa que é bem objetiva e, contrariando o trailer, dramática na medida certa. Já da metade pro final, não gostei da trama paralela que é contada que acaba diluindo o efeito das cenas onde vemos o drama da mãe em busca do filho. E a parte final acaba se alongando demais e, inutilmente, adiando o desfecho do filme. Mas o resultado geral é bom, e Eastwood, que filmou a Troca por uma quase exigência de Estúdio, continua sendo um diretor que gosto muito.
10- Moscou Contra 007 (From Russia With Love / Terence Young / 1963)
11- Queime Depois de Ler (Burn After Reading / Joel Coen e Ethan Coen / 2008)
Começa meio sem graça e vai crescendo gradualmente. Da cena do armário até o final é a melhor comédia do ano passado. Além de ter o melhor final mais nada a ver dos últimos tempos.
12- Curioso Caso de Benjamin Button; O (The Curious Case of Benjamin Button / David Fincher / 2008)
Fincher é um diretor fascinante que eu adoro. Seven, Clube da Luta e Zodíaco, nessa ordem de preferência, estão entre meus filmes favoritos, e ainda tem Vidas em Jogo que é bem legal. Por tudo isso minhas expectativas com relação ao seu novo longa estavam muito altas.
A premissa de uma pessoa que nasce velha e fica cada vez mais nova com o passar do tempo é no mínimo “curiosa”, e em algumas partes do filme Fincher consegue manter todo o interesse na trama que vai contando, e para isso usa com quase perfeição trilha sonora e fotografia, além de conseguir fazer a passagem do tempo surgir quase que naturalmente.
Porém algumas coisas me incomodaram muito. Começando com toda a parte de mãe e filha no hospital, e até agora não consigo ver utilidade para a boa parte do filme que é dedicada a isso. Outro aspecto que não gostei nem um pouco foi a necessidade de estar sempre se inserindo uma piada no filme, salvando-se apenas o cara dos raios. A quase sempre ótima Cate Blanchett, confere todo o drama que a personagem passa por amar alguém com o problema de Benjamin. O que pra mim foi exatamente o que faltou ao Pitt, parece que ele é quem menos sente o seu próprio drama, já que me pareceu que não há nenhuma oscilação na sua interpretação durante todo o filme. Apesar de tudo, Fincher ainda conta uma boa estória.
13- Estômago (Estômago / Marcos Jorge / 2007)
14- Lady Chatterley (Lady Chatterley / Pascale Ferran / 2006)
15- Se Eu Fosse Você 2 (Se Eu Fosse Você 2 / Daniel Filho / 2009)
O que já não era muito engraçado perde o pouco que tinha.
16- Chumbo Grosso (Hot Fuzz / Edgar Wright / 2007)
17- Shrek 2 (Shrek 2 / Andrew Adamson, Kelly Asbury / 2004)
18- Loucuras de Dick e Jane; As (Fun with Dick and Jane / Dean Parisot / 2005)
19- Dia em que a Terra Parou; O (The Day the Earth Stood Still / Scott Derrickson / 2008)
20- Sem Reservas (No Reservations / Scott Hicks / 2007)
21- Minha Vida (My Life / Bruce Joel Rubin / 1993)
Um dos filmes mais trista que vi.
22- Dia em que a Terra Parou; O (The Day the Earth Stood Still / Robert Wise / 1951)

Um comentário:

Dewonny disse...

Dessa eu ñ vi apenas 4:
"Cadáveres 2"
"Tenebre"
"Lady Chatterley"
"Se Eu Fosse Você 2"

Meus destaques:
"Quem Vai Ficar com Mary"
"Superbad - É Hoje"
"A Troca"
"Estômago"
"Chumbo Grosso"

Sobre "O Dia em que a Terra Parou" eu tbm assisti os 2 nesse ano, e achei o original bem melhor e mais interessante devido a época em q foi feito, já o remake foi um baita abacaxi, bem desnecessário!

Abs! Diego!