quinta-feira, 26 de abril de 2007

Fonte da Vida

The Fountain / Darren Aronofsky / EUA / 2006
Com: Hugh Jackman (Tomas Creo), Rachel Weisz (Izzi), Marcello Bezina (Conquistador), Alexander Bisping (Del Toro), Ellen Burstyn (Lillian), Mark Margolis (Padre Avila), Cliff Curtis, Sean Gullette, Donna Murphy, Ethan Suplee, Sean Patrick Thomas.

Na Espanha do século 16, o navegador Tomas Creo parte para o Novo Mundo em busca da lendária árvore da vida. Nos tempos atuais a mulher do pesquisador Tommy Creo está morrendo de câncer, mas ele busca desesperadamente a cura que pode salvá-la. Uma terceira história une as duas primeiras: no século 26, o astronauta Tom finalmente consegue a resposta para as questões fundamentais da existência.

Fonte da Vida pode parecer um pouco cansativo e confuso para algumas pessoas, mas acima disso é um filme com uma beleza estética e um tom poético muito grande. As cenas que situadas no futuro, com o personagem de Hugh Jackman numa bolha viajando no espaço, são as mais belas do longa, compensando até uma certa descontinuidade na trama.
Quando se situa no presente, o pesquisador (outra vez Jackman) busca desesperadamente uma cura para um tumor da sua esposa (Rachel Weisz), o filme ganha uma forte carga emocional, mostrando todo o sofrimento dele diante da incapacidade de evitar um fim inevitável para a parceira. Já no passado, Weisz é a rainha da Espanha que convoca o Conquistador (Jackman) para encontrar a uma árvore que seria a fonte da juventude, para conseguir a vida eterna, já que está sendo ameaçada de morte pelo Inquisidor que pretende dominar todas as terras da região.
O desfecho talvez seja uma parte mais incomoda para muitos, pois não trás respostas muito claras, mas é de um lirismo fantástico, e pra mim comparado pelo final do também muito bom “Perfume”. E o melhor de tudo é que te faz pensar em muitas coisas, desde a origem e o final da vida, até o que por ventura vem depois.
Avaliação:

terça-feira, 17 de abril de 2007

Filmes de março/2007

*em ordem de preferência:

1- Oldboy (Idem / Chan-wook Park / 2003 / Coréia do Sul)
2- Cidade de Deus (Idem / Fernando Meirelles / 2002 / Brasil)
3- Déjà Vu (Idem / Tony Scott / 2006 / EUA)

4- Irmãos Cara-de-Pau; Os (The Blues Brothers / John Landis / 1980 / EUA)
5- Vida dos Outros; A (Das Leben der Anderen / Florian Henckel von Donnersmarck / 2006 / Alemanha)

6- Pacto dos Lobos; O (Le Pacte des Loups / Christophe Gans / 2001 / França)
7- Ano em que Meus Pais Sairam de Férias; O (Idem / Cao Hamburger / 2006 / Brasil)
8- Espinha do Diabo; A (El Espinazo del Diabo / Guillermo del Toro / 2001 / Espanha)
9- Céu de Suely; O (Idem / Karim Ainouz / 2006 / Brasil)
10- Ladrão de Casaca (To Catch a Thief / Alfred Hitchcock / 1955 / EUA)
11- The Host - O Hospedeiro (Gwoemul aka "The Host" in USA / Joon-ho Bong / 2006 / Coréia do Sul)

12- Stallone Cobra (Cobra / George P. Cosmatos / 1986 / EUA)
13- Happy Feet - O Pingüim (Happy Feet / George Miller / 2006 / EUA)
14- Parceiros do Crime (Killing Zoe / Roger Avary / 1994 / França)
15- Massacre da Serra Elétrica; O - O Início (The Texas Chainsaw Massacre: The Beginning / Jonathan Liebesman / 2006 / EUA)
16- Monty Python - O Sentido da Vida (The Meaning of Life / Terry Jones, Terry Gilliam / 1983 / Inglaterra)
17- Confidence - O Golpe Perfeito (Confidence / James Foley / 2003 / EUA)
18- Aventureiros do Bairro Proibido; Os (Big Trouble in Little China / John Carpenter / 1986 / EUA)

19- 300 (Idem / Zack Snyder / 2006 / EUA)
20- Criaturas Atrás das Paredes; As (The People under the Stairs / Wes Craven / 1991 / EUA)
21- Dália Negra; A (The Black Dahlia / Brian De Palma / 2006 / EUA)
22- Bom Ano; Um (A Good Year / Ridley Scott / 2006 / EUA)

23- Zathura - Uma Aventura Espacial (Zathura: A Space Adventure / Jon Favreau / 2005 / EUA)

300

300 / Zack Snyder / 2006 / EUA

Com: Gerard Butler (Rei Leônidas), Lena Headey (Rainha Gorgo), David Wenham (Dilios), Dominic West (Theron), Vincent Regan (Capitão), Michael Fassbender (Stelios), Rodrigo Santoro (Xerxes), Andrew Tiernan (Ephialtes), Andrew Pleavin (Daxos), Tim Connolly (Pai de Leônidas), Marie-Julie Rivest (Mãe de Leônidas), Tyler Max Neitzel (Leônidas - 12 anos), Tyrone Benskin (Emissário persa).

O rei Leônidas (Gerard Butler) e seus 300 guerreiros de Esparta lutam até a morte contra o numeroso exército do rei Xerxes (Rodrigo Santoro). O sacrifício e a dedicação destes homens uniu a Grécia no combate contra o inimigo persa.

Antes de emitir minha opinião vou dizendo que não conheço nada (absolutamente nada) dos quadrinhos de 300. A partir disso vi o filme como alguém que foi conhecendo a estória durante a exibição do mesmo. E o resultado final pra mim foi bem abaixo do esperado. A parte técnica está irretocável realmente, e acredito que os exageros principalmente da fotografia sejam exigências para tornar o filme fiel à HQ. O que nesse caso é uma qualidade inegável. Mais o que mais me decepcionou foi a trama em si, que me pareceu fraca e não me empolgou. O bom é que o filme rápido, comparando com os mesmo desse estilo que invariavelmente têm mais de 3 horas de duração, o que tornou o sacrifício mais passageiro. As cenas de luta são bem feitas, mas depois de meia hora enjoa. As atuaçãos são boas, também do Santoro, mas nada muito marcante, também devido às limitações dos papéis. Vale mesmo pelo visual.
Avaliação:

segunda-feira, 2 de abril de 2007

O Silêncio do Lago

Spoorloos / George Sluizer / 1988 / Holanda

Com: Bernard-Pierre Donnadieu (Raymond Lemorne), Gene Bervoets (Rex Hofman), Johanna ter Steege (Saskia Wagter), Gwen Eckhaus (Lieneke), Bernadette Le Saché (Simone Lemorne), Tania Latarjet (Denise Lemorne), Lucille Glenn (Gabrielle 'Gaby' Lemorne), Roger Souza (Manager), Caroline Appéré (Cashier), Pierre Forget (Farmer Laurent), Didier Rousset (TV Journalist).

Graças à sua generosidade, Fabiano, pude rever esse grande momento do cinema europeu dos anos 80, o qual já havia conferido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo há quase vinte anos. Trata-se de The Vanishing (Spoorloos /L'Homme Qui Voulait Savoir, George Sluizer, Holanda/França, 1988). Um filme surpreendente, que disseca o que podemos chamar de "genealogia do mal", além de mostrar o perigo a que alguém pode se submeter quando deseja saber mais do que deve. Sim, a curiosidade definitivamente matou o gato...

Uma viagem de férias através da França acaba se transformando num pesadelo de terror para o casal de holandeses, Saskia (Johanna ter Steege) e Rex (Gene Bervoets). Durante uma parada sem compromisso num posto de gasolina, Saskia desaparece misteriosamente. Desesperado, Rex procura Saskia durante três anos, fato que intriga o raptor, Raymond (Bernard-Pierre Donnadieu), um professor de química aparentemente inofensivo. Eles acabam se encontrando, e Raymond revela a Rex que pretende revelar o que ocorreu a Saskia, desde que Rex obedeça a determinadas condições impostas por ele.

A obra possui um roteiro bem estruturado, impondo uma edição que privilegia o vai-e-vem temporal e que acaba por ampliar a sensação, para o espectador, de quebra-cabeças em relação à trama. As interpretações despojadas, assim como as locações escolhidas, contribuem para criar um todo um clima de realismo, mesmo nas cenas que envolvem as lembranças de Raymond. E o final...bem, o final é um caso a parte. Só posso dizer uma coisa - é aterrador.
Avaliação: 8,0.

*Crítica gentilmente enviada pelo amigo Mario Franciscon do grupo Cinema Fantástico. Obrigado pela crítica e parabéns pela escolha do filme.